terça-feira, 20 de setembro de 2011

A SAGA DO REI QUE RETORNA

Quem me conhece sabe: tenho seguramente todos os livros publicados em Portugal sobre a saga e as lendas arturianas, além de umas boas dezenas em língua estrangeira, muitos deles duplicando os traduzidos.
Enfim a cada um as suas idiossincrasias,as suas manias e a minha é esta.
Fascina-me a história  dum rei que, em plena idade média, teria construido um reino baseado numa  democracia parlamentar em torno duma Távola Redonda.
Fascinam-me os valores da ética, do governar para o povo e pelo povo, da noção de deve, talvez porque se perderam na noite dos tempos.
 Atrai-me todo o símbolismo em torno da história, desde uma espada que só se deixa possuir por um coração valente , puro e justo até à ligação da terra com o seu rei, sendo que uma está intrinsica e irremediavelmente ligado ao outro e vice versa.
Intriga-mee maravilha-me o papel das várias mulheres que perpassam por toda a história, como peças essenciais duma trama que termina com a morte do rei e do reino deixando para trás o sonho do retorno do rei.
É um sonho que perpassa por todo o ideário ocidental: vêmo-lo no nosso D. Sebastião,, que voltará numa manhã de nvoeiro, temo-lo no Cristo que ressuscitará. E em todos os casos a Terra, o reino será redimido.
Está bem de ver que a história do Rei Artur na passa duma lenda. Pelo menos não existe qualquer referência à sua existência nem mesmo no célebre "THE HISTORY OF KINGS OFBRITAIN" de Geoffrey de Monmouth. Mas e se não fosse? E se Arthur não fosse mais do que uma corruptela de Ab Uther ( filho de Uther ) este último perfeitamente reconhecido como tendo existido?
Bom mas como não tenho pretensão a historiadora,vou-me limitando a ler e a ver o que se vai fazendo em torno deste assunto. Está bem de ver que tenho tido alguns amargos de boca. O último foi a longa metragem Arthur uma americanada indiscritível.
A Fox apresenta-nos agora ao Domingo à noite a série CAMELOT que , até ver se revelou duma seriedade quer ao nível da história quer ao enquadramento histórico que passa por um belo guarda roupa e a uma recriação de época, irrepreensivel.
A não perder.

1 comentário: